Categorias
Direito Sistêmico

Advocacia Sistêmica

O que significa praticar o olhar sistêmico dentro no atendimento a clientes no dia a dia da advocacia?

Esta prática envolve dar ao cliente a atenção que lhe é devida, com atendimento humanizado, olhando efetivamente para a pessoa que está a sua frente e percebendo todo o seu sistema, ouvindo e oferecendo a atenção necessária, auxiliando para que encontre a melhor solução para a questão.

Advoga-se de modo a facilitar o entendimento do cliente, a fim de ampliar a sua visão diante do conflito e das suas possíveis soluções.

Advogado como facilitador

Ressalte-se que o advogado sistêmico não é terapeuta, nem mediador ou conciliador, é advogado acima de tudo, mas, como competências transversais, que lhe dão maior flexibilidade, mais inteligência emocional, além de comunicação mais eficaz e não violenta, com pensamento sistêmico e empatia. Fatores que possibilitam a humanização da advocacia, oferecendo atendimento personalizado aos clientes.

Assim, exercita-se, na prática da advocacia sistêmica, o olhar para além do processo, buscando as causas ocultas que são as responsáveis pelos conflitos estabelecidos.  

Constelações Familiares

O fundamento teórico da prática da advocacia sistêmica reside no trabalho desenvolvido pelo filósofo alemão Bert Hellinger sobre as Constelações Familiares, com base na fenomenologia, ou seja, na observação dos fenômenos através da vivência de certas situações e resultados alcançados.

Observa-se que estamos todos conectados com a história da nossa família, estamos vinculados a esta história, como a uma herança que contribui para a formação da nossa personalidade, tanto no aspecto positivo, como no aspecto negativo. Assim, por ressonância, acabamos repedindo padrões que foram vividos por nossos pais, avós, bisavós, numa lealdade inconsciente e pela necessidade de pertencimento a família, acabamos por seguir caminhos já trilhados pelos nossos antepassados.

Objetivo da Advocacia Sistêmica

A advocacia sistêmica visa possibilitar que o cliente possa perceber estas repetições, contribuindo para a dissolução de antigos padrões familiares, que dificultam ou mesmo impedem o estabelecimento do fluxo de amor entre os membros daquele sistema familiar e, assim, a solução para os conflitos se torna mais clara e objetiva, com maior compreensão, definição e aceitação.  

Atendimento ao cliente

Portanto, a advocacia sistêmica ao atender um cliente, busca ver as partes em conflito como membros de um mesmo sistema e, ao mesmo tempo, também percebe que cada uma das partes em conflito pertence simultaneamente a outros sistemas (familiar, profissional, religioso etc.) e busca equalizar estes sistemas, no desenvolvimento de soluções que possam trazer maior equilíbrio e paz para todas as partes e os sistemas envolvidos.

Por Patricia de Oliveira França

Advocacia Sistêmica, consensual e litigiosa, especializada em aconselhamento familiar e individual, com olhar sistêmico para os conflitos e possíveis soluções. Atuação nas áreas cíveis, empresarial, trabalhista, previdenciária, administrativa, tributária e agronegócios.